segunda-feira, 17 de outubro de 2011

BRASIL

RIO DE JANEIRO


O Rio de Janeiro continua lindo ......... será?
Tem aquela música do Gilberto Gil: o Rio de Janeiro continua lindo..........Sim continua lindo mesmo com as mazelas da cidade, que é a pobreza de um lado e a riqueza do outro.
Tem a paisagem exuberante, tem o povo saudável que pratica esporte, uma orla magnífica, casarios antigos, muitos lugares de interesse histórico como Santa Tereza, tem o bonde que remete a outros tempos, o histórico Arco da Lapa, Cristo Redentor e muito mais para entreter os turistas que são muitos de todas as procedências.
Mas também tem algo que me chamou a atenção, quase nenhum comerciante fornece nota fiscal ao consumidor, e quando se pede a nota fiscal  fazem "cara feia", e o estado perde muita arrecadação de  imposto com essa sonegação toda, coisas do Rio de Janeiro.
Com as Unidades de Polícia Pacificadora - UPP, a segurança está melhor, se  percebe que já não há mendigos pelas ruas, e também não há mais jovens consumindo drogas nas ruas, e assim menos violência.
O Rio de Janeiro é bem servido de meios de transporte como metrôs, trem, e várias linhas de ônibus, porém em horários de "rush" fica apinhado e todos  espremidos, um grande empecilho para a Copa do Mundo que se aproxima, e vai ser difícil atender a todos, um grande desafio para o governo.
Também em plena sexta feira as 19:00 no desembarque do aeroporto Santos Dumont a fila para tomar um táxi estava longa e demorada, imagina na Copa do Mundo o caos que vai ser.
HOTEL, falar de hotel no Rio de Janeiro é decepcionante, em geral os hotéis são arcaicos, caros, e os de melhor categoria os preços são astronômicos, uma cidade turística como o Rio deveria ter hotéis mais modernos e com preços mais acessíveis, eu não entendo como podem praticar preços exorbitantes para  hotéis antigos e com decoração antiquada, é muita exploração para oferecer tão pouco, na Europa se encontra hotéis mais baratos  com preços convidativos e com decoração caprichada.
Arcos da Lapa


Centro do Rio de Janeiro






Bonde de Santa Tereza



Parque da Ruínas em Santa Tereza





































Casarios antigos em Santa Tereza






























PARATY


Paraty superou todas as expectativas pelo astral da cidade, os casarios bem conservados, o calçamento original e pelo seu valor histórico a cidade tem um ar bucólico e remete à outros tempos, é entrar no "túnel do tempo", onde tudo está muito bem cuidado, é um bom lugar para descansar e se "desligar" do mundo urbano, ideal para ser explorada a pé e descobrir todo seu encanto. Recomendo ficar ao menos 3 dias, fazer um passeio de scuna e conhecer as ilhas, explorar algumas praias com a de Trindade e Cepilho, e   em outro dia conhecer as cachoeiras e os alambiques. A cidade tem uma boa infraestrutura de pousadas e restaurantes,  e os preços praticados são razoáveis. 































Os casarões coloniais tomam conta da cidade




































No mês de junho costuma acontecer o Bourbon Festival de Jazz, que é muito animado e levanta o astral da cidade, são 3 dias de músicas soul e jazz com bandas e conjuntos que tocam durante o dia pelas ruas, e a noite acontece no palco principal os shows de artistas renomados e até internacional, vale conferir e é free, promovido pela Prefeitura e pelas pousadas para incrementar o turismo na baixa temporada, e em julho tem a Festa Literária Internacional FIPI, que é frequentada por um público diferenciado, mais intelectual.








Palco principal dos shows noturnos























BÚZIOS


Búzios foi uma colônia de pescadores e com a vinda da atriz francesa Brigite Bardot mudou a história e se tornou um balneário badalado. Com uma população em torno de 20 mil habitantes, a península de Búzios é banhada pelas correntes marítimas da Antártida e abriga diversas praias. Ao norte, o balneário oferece praias de mar calmo e águas um pouco mais quentes como Tartaruga, Azeda e João Fernandes. Já ao Sul, as praias são geralmente de mar aberto e águas bem frias - é o caso de Geribá e Tucuns e ainda de algumas enseadas como Ferradura e Forno. Com uma geografia bastante particular, Búzios mais parece uma ilha, o forte é o turismo onde predominam as pousadas e serviços voltado para o turista.
Reserve 3 dias, se gosta de praia é o lugar perfeito para desfrutar de paisagens deslumbrantes, a praia mais linda é GERIBÁ, onde os surfistas aproveitam suas ondas bravas, e também onde circula o "beautiful people" do Rio.
Para explorar a região o mais interessante é tomar uma escuna e percorrer as praias mais atraentes, e no final de tarde curtir o por do sol e caminhar pela ORLA BARDOT e conhecer a estátua em homenagem à atriz que marcou época.
À noite caminhe pela rua das Pedras, escolha um restaurante e jante descansadamente depois tome um sorvete e aprecie o movimento do comércio.
Se tiver tempo reserve um dia para conhecer Cabo Frio e Arraial do Cabo, considero parada obrigatória.


Rua das Pedras no centro de Búzios


As galerias com lojas de grife atraem os turistas


Outro passeio imperdível é fazer um tour por Cabo Frio e conhecer suas praias de areia branca e um mar convidativo, e depois tomar um barco e conhecer ARRAIAL DO CABO que pode ser comparado com o Caribe, pelas águas cristalinas e de cor verde, e é considerado o 2º melhor lugar do Brasil para mergulho e so perde para Fernando de Noronha, e é um lugar perfeito para quem gosta de fotografar.







Estátua de Brigite Bardot



Cabo Frio é linda






Geribá é fantástica

A charmosa Praia de Geribá


















SÃO PAULO
Falar de São Paulo faz lembrar uma cidade pulsante, cultural, superpopulosa e trabalha num ritmo alucinante com suas indústrias e business.
A cidade lembra New York com seus imponentes edifícios, seu centro financeiro, as muitas opções de restaurantes, suas casas de shows, cinemas e muito entretenimento.






























PANTANAL


Pantanal - O Pantanal faz parte do maior conjunto de áreas úmidas do mundo. Este "sistema" com cerca de 400 mil quilômetros quadrados, está localizado do vale central que corre de norte a sul dentro da "Grande Depressão da América do Sul" ou "Depressão Sub-andina" da bacia do Prata. Este sistema se estrutura ao longo de mais de 3.400 km dos rios Paraguai e Paraná (médio e inferior). O Paraguai é um dos poucos rios livre de represas e o Paraná também não ´barrado no trecho indicado. É o segundo maior sistema hídrico da América do Sul - o primeiro é Amazonas - e uma das maiores reservas de água doce do mundo. Aproximadamente 20 milhões de pessoas vivem nesta região o que permite afirmar que constitui uma unidade hidrológica, ecológica, cultural e populacional. Este fato determina a necessidade de manutenção dos ciclos hidrológicos e da conservação da biodiversidade para a sustentabilidade do sistema e sua população.
Possui uma impressionante diversidade na fauna e flora. Segundo a WWF, existem no Pantanal 1.132 espécies de borboletas, 656 de aves, 122 de mamíferos, 263 de peixes e 93 de répteis. Na época das chuvas, entre outubro e fevereiro, o Pantanal fica praticamente intransitável por terra. No restante do ano, o solo forma um excelente pasto para o gado.
Há muitas aves que habitam o Pantanal, e o que chama mais atenção é o Tuiuiú, que impressiona pelo seu tamanho e beleza do seu longo bico.
Também é muito comum encontrar várias espécies de animais como ariranhas, espécie de lontra, muitos jacarés, cobra sucuri, macaco prego, tucanos, araras, iguanas e muitos pássaros coloridos.
A região tem plantas aquáticas que se chama "aguapé", e muita natureza para explorar e conhecer, a vegetação é bem diferente do restante do Brasil.
























A exuberante fauna 


O tiuiui é uma atração a parte






Nenhum comentário: