domingo, 17 de abril de 2011

PORTUGAL

Portugal é um capítulo à parte, tem muita história pra contar, e tradições como pendurar roupas na frente da casa que ainda resiste aos tempos modernos.
Lisboa tem a tradição dos doces como o "Pastel de Belem" que realmente é uma delícia e impossível comer um so,  tem sua praças bem cuidadas, o bacalhau não tem igual, e os preços muito acessíveis para nós brasileiros.
Lisboa encanta com o fado, suas avenidas largas, bons restaurantes, e banhada pelo rio Tejo a deixa mais bonita ainda. 
Reserve 7 dias para conhecer as cidades mais interessante, como Sintra 1 dia é suficiente, Faro, Óbido, Porto.
Torre de Belem


A arquitetura é uma atração à parte














Interior da Torre de Belem

Torre de Belem


Interior da Torre de Belem



O café A Brasileira onde Fernando Pessoa passava muito do seu tempo, e onde existe uma bela estátua criação  de Lagoa Henriques em cobre na calçada e que se tornou atração turística no local. É um café popular da cidade de Lisboa localizado também num local emblemático da capital: o Chiado! A beleza da sua entrada é digna de se ver, tal como o seu interior e decoração de beleza e ambiente únicos. Os genêros musicais  se podem apreciar artistas, músicos de rua que actuam no Largo em frente "À Brasileira" e que criam um ambiente único!


Fachada



Interior com linda decoração do "A Brasileira"
 
Pastel de Belém - é impossível comer um so, se desmancha na boca, é delicioso, a receita é mantida a "sete chaves" e a tradição permanece até os dias de hoje. 

Arco da Rua Augusta - é onde fica a melhor área comercial com lojas para todos os gostos.

Praça do Comércio - é linda


As roupas penduradas à vista ainda mantém a tradição


Há edifícios modernos que convivem bem com o antigo.
















A Ponte 25 de Abril (primitivamente conhecida como Ponte Salazar, mas com a designação oficial de Ponte sobre o Tejo) é uma ponte pênsil rodo-ferroviária que liga a cidade de Lisboa à cidade de Almada, em Portugal. A ponte atravessa o estuário do rio Tejo na parte final e mais estreita — o designado gargalo do Tejo.
A ponte também atrai muitos olhares


Praça do Rossio - é passagem obrigatória, e também onde se situa o Teatro Nacional D. Maria II, a praça é digna de admiração pela beleza das fontes e monumentos.

O bonde faz parte de Lisboa e leva até o Castelo de S. Jorge


Do Castelo de S. Jorge a vista panorâmica de Lisboa é sensacional


Mosteiro dos Jeronimos



Perto do local onde o Infante D. Henrique, em meados do séc. XV, mandou edificar uma igreja sobre a invocação de Sta. Maria de Belém, quis o rei D. Manuel I construir um grande Mosteiro. Para perpetuar a memória do Infante, pela sua grande devoção a Nossa Senhora e crença em S. Jerónimo, D. Manuel I decidiu fundar em 1496, o Mosteiro de Sta. Maria de Belém, perto da cidade de Lisboa, junto ao rio Tejo. Doado aos monges da Ordem de S. Jerónimo, é hoje vulgarmente conhecido por Mosteiro dos Jerónimos.
O Mosteiro é um referente cultural que não escapou nem aos artistas, cronistas ou viajantes durante os seus cinco séculos de existência. Foi acolhimento e sepultura de reis, mais tarde de poetas. O Mosteiro dos Jerónimos foi declarado Monumento Nacional em 1907 e, em 1983, a UNESCO classificou-o como "Patrimônio Cultural da Humanidade".







O Mosteiro dos Jeronimos é uma obra monumental e visita imperdível para quem chega à Lisboa, é digna de admiração pelo conjunto arquitetônico e de seu valor histórico cultural.  

CASTELO DE SÃO JORGE

O Castelo de São Jorge fez história e mais adiante relato com detalhes por enquanto fica o registro em fotos.









SINTRA

Sintra é úma cidade serpenteada de castelos, um mais lindo que o outro, é parada obrigatória, e para passar o dia sem pressa, apreciando cada esquina, pois se descobre preciosidades pela caminho,  é fácil de chegar, é so tomar o trem, e depois um onibus sobe até a região dos castelos ou pode percorrer de carro, mas é difícil achar estacionar. Reserve ao menos 1 dia para conhecer alguns dos castelos que fizeram história por lá.
Ela tem características que fizeram com que a Unesco a classificasse como Patrimônio Mundial de Paisagem Cultural, que considera tanto a riqueza natural como o patrimônio construído na vila e na serra.
A região foi muito apreciada por reis e nobres, exaltada por escritores e poetas, como lorde Byron, que a chamou de Éden Glorioso. Possui um rico acervo de quintas - muitas oferecem alojamento nas modalidades de Turismo Rural ou de Habitação.
Destaque para o Castelo dos Mouros e Seteais, do século 18, hoje convertido num elegante hotel; e o de Monserrate, célebre por seus jardins que possuem espécies exóticas e raras no país.
Fachada do Castelo Monserrate







Interior do Castelo Monserrate



CASTELO DOS MOUROS









Sede dos Correios em Sintra
Sintra tem um doce tradicional chamado "travesseiro" que é de comer "ajoelhado", so experimentando pra sentir o sabor. 


ÉVORA - é uma cidade fascinante e tem muita história em seus numerosos monumentos e ruínas como o Templo de Diana.



















Capela dos Ossos - "OS OSSOS QUE AQUI ESTAMOS PELOS VOSSOS ESPERAMOS".





A cidade de Évora é toda emuralhada, é bom explorar a cidade sem pressa e descobrir toda a  história.


PORTO

Separado pelo rio Douro das grandes caves do vinho afamado ao qual deu o seu nome, o Porto é a segunda maior cidade de Portugal e existe um certo sentimento de rivalidade em relação a Lisboa.
Mas embora as suas antigas raízes tenham sido preservadas com orgulho, um comércio próspero e eficaz transforma-o numa cidade moderna e a sua tradicional importância como centro industrial não diminui o encanto e carácter dos seus bairros antigos ou mesmo do bulício das novas avenidas,
À beira-rio, o bairro da Ribeira torna-se fascinante com as suas ruelas, casas típicas e população pitoresca: foi recentemente restaurado e inclui agora, bares e restaurantes badalados.
Do outro lado do Porto, pode-se visitar, em Vila Nova de Gaia, os armazéns onde o vinho do Porto é elaborado e amadurecido e onde é possível provar as diferentes variedades, ou também se pode optar por um magnífico cruzeiro pelo Douro. Em todo o distrito há vilas de aspecto próspero, já que a indústria e o comércio se desenvolvem ali, mas também se pode percorrer muitas estradas calmas com belas paisagens sobre o rio ou apreciar uma costa rochosa e ainda selvagem.




















Nenhum comentário: