GORDES
Situado a 40 km a Este de Avignon e a 100 km de Marselha, a vila "encarrapitada" de Gordes aparece, após um desvio da sinuosa estrada, bordada de altos muros em pedra seca. Pendurado do lado meridional do Monte de Vaucluse frente à montanha do Luberon, este município de 2,000 habitantes detém um excepcional e genuíno património. Casas trogloditas, habitações sobrepostas no flanco da falésia, pequenos jardins em terraços, inúmeras "calades" (palavra provençal para designar ruelas pavimentadas de pedras talhadas) e arcadas caracterizam o núcleo antigo.Este é dominado pela igreja de origem romana, reconstruída no século XVIII, e pelo castelo Renascentista, de fundações galo-romanas, que aloja actualmente a Câmara Municipal e o Museu Pol Mara, pintor flamengo contemporâneo.
Situado a 40 km a Este de Avignon e a 100 km de Marselha, a vila "encarrapitada" de Gordes aparece, após um desvio da sinuosa estrada, bordada de altos muros em pedra seca. Pendurado do lado meridional do Monte de Vaucluse frente à montanha do Luberon, este município de 2,000 habitantes detém um excepcional e genuíno património. Casas trogloditas, habitações sobrepostas no flanco da falésia, pequenos jardins em terraços, inúmeras "calades" (palavra provençal para designar ruelas pavimentadas de pedras talhadas) e arcadas caracterizam o núcleo antigo.Este é dominado pela igreja de origem romana, reconstruída no século XVIII, e pelo castelo Renascentista, de fundações galo-romanas, que aloja actualmente a Câmara Municipal e o Museu Pol Mara, pintor flamengo contemporâneo.
Do século XVII ao século XIX, a arte de cardar a lã, da tecelagem, dos curtumes, da cordoaria, assim como da moagem deram grande reputação a Gordes.
Actualmente classificada como uma das "Mais belas vilas de França", Gordes é um importante ponto turístico. A organização de múltiplas actividades culturais de reputação internacional atrai a Gordes um grande número de artistas e celebridades.
VERSALHES
PALÁCIO DE VERSALHES - um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, é o Palácio de Versalles, localizado na cidade de Versalhes, uma aldeia rural à época de sua construção, mas atualmente um subúrbio de Paris.
Considerado um dos maiores do mundo, o Palácio de Versalhes possui 2.000 janelas, 700 quartos, 1.250 lareiras e 700 hectares de parque. É um dos pontos turísticos mais visitados de França, recebe em média oito milhões de turistas por ano e fica a três quarteirões da estação ferroviária. Construído pelo rei Luís XIV, o Rei Sol, a partir de 1664, foi por mais de um século modelo de residência real na Europa, e por muitas vezes foi copiado.
Galerie des Glacês
O palácio passou por várias construções ao longo dos séculos, a construção da Galerie des Glaces — a Galeria dos Espelhos — começou em 1678, foi obra central da terceira campanha de construção de Luís XIV. Para executar esta galeria, tal como o salon de la guerre e o salon de la paix, a qual ligava o grand appartement du roi com o grand appartement de la reine, o arquiteto Jules Hardouin-Mansart suprimiu três salas de cada apartamento tal como o terraço que separava os dois apartamentos. A principal característica da sala são os dezessete espelhos em arco que refletem as dezessete janelas igualmente arcadas que dão vista para os jardins. Cada arco contém vinte e um espelhos com um total de 357 espelhos no conjunto da decoração da galerie des glaces.
No século XVII, os espelhos eram um dos mais dispendiosos elementos que se podia possuir e na época, a República de Veneza controlava o monopólio e a manufatura dos espelhos.
Sala dos Espelhos é majestosa digna de um rei
Detalhe da Capela
Como ponto fulcral da quarta campanha de construção de Luís XIV, a capela final do Palácio de Versalhes é uma obra-prima. Com inicio em1689, a construção foi suspensa devido à Guerra da Liga de Augsburg;Jules Hardouin-Mansart retomou a construção em 1699, continuando a trabalhar no projeto até à sua morte em 1708, após o que este foi continuado e concluído pelo seu cunhado, Robert de Cotte.
Dedicada à São Luís, a capela foi consagrada em 1710. O modelo palatino da capela é tradicional; de qualquer forma, a colunata Coríntia do nível da tribuna é de um estilo clássico que antecipa o Neoclassicismo do final do século XVIII.
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